Uma errada anula uma certa? Descubra 5 regras ocultas do jogo e comece a entender o que está por trás de uma prova CESPE / CEBRASPE

Mostrar para amigos concurseiros

Que agonia essa sensação de andar em círculos!

Como vou dar conta de todo esse edital?”

Pra que lado eu devo ir?”

Fala, Próximo Concursado! Bora mudar o jogo?

Presumo que, se você está aqui, é porque não se considera um gênio da raça nem é um daqueles craques que nunca precisou anotar nada pra conseguir tirar um notão na hora da prova.

Também imagino que você não se sente tão confortável assim – pra dizer o mínimo – com a imagem que a maioria dos gurus de concurso tenta passar na internet. Fala a verdade, no lugar de professores, mais parecem super-heróis, sempre aprovados nas primeiras colocações, infalíveis no seu palavreado difícil e, pior, pertencentes a um mundo que não parece o seu.

Por essa e outras, eu compreendo que passa pela sua cabeça aquela ideia furada de que a porta dos concursos públicos jamais se abrirá pra você. Afinal, enquanto você lê este texto, seu cérebro não perde tempo e já faz disparar aquele velho conhecido gatilho da ansiedade: “Meus amigos concurseiros passaram antes da pandemia; o colega do trabalho/facul se deu bem; até aquele outro filho de não sei quem passou… e eu ainda aqui. Que que eu to fazendo da vida? Esse papo de concurso não deve ser pra mim. Eu, ao contrário deles, não tenho nada de especial. Sou obrigado a me contentar com o fracasso.

Tá bom. Agora escuta: pode jogar fora essa ideia! Bora! Pode ir lá. Eu aguardo.

Falo na lata mesmo: você não precisa ser o melhor ou a melhor, conhecer mais a matéria do que todo mundo, fechar o edital, muito menos ficar nas primeiras colocações para ser o Próximo Concursado numa prova CESPE/CEBRASPE.

Francamente, você só precisa disso tudo se quiser ser o mais novo professor estrela do seu cursinho favorito ou (mais provável) se quiser continuar, pro resto da vida, comprando deles mais e mais material – maioria repeteco do ano anterior, mas que pelo menos vem com aquele desconto camarada de metade do dobro!

Comece a entender que o que realmente importa é ter uma estratégia que preste contra o CESPE/CEBRASPE!

Acredite: quem passa não é quem sabe mais nem quem “estuda” mais (basta olhar pra mim!). O Próximo Concursado é aquele que melhor joga com o baralho que tem nas mãos. E eu vou provar isso pra você.

Quem dita o jogo é a sua estratégia. Só ela é capaz (dentre tantas coisas) de revelar o seu VERDADEIRO ALVO e, assim, apontar a direção pra onde você deve ir.

Veja se faz sentido pra você também.

Visualize seu alvo primeiro. Atire depois.

Pra isso ficar mais claro, selecionei 5 regras ocultas do jogo que você não pode ignorar na hora de montar seu plano de prova objetiva CESPE/CEBRASPE:

 

1) Esqueça o número de vagas previstas no edital:

O mundo real é bem mais convidativo. É pra ele que você deve olhar.

 

2) Não tema a quantidade de inscritos:

Mais de 90% dos candidatos jogam no escuro. Construa o seu jogo e passe a disputar de verdade uma prova.

 

3) Ignore o que chamam por aí de nota de corte. Encontre a sua NR (nota de referência):

Dar uma de zumbi (morto-vivo) não adianta!

Você precisa sair vivo da prova objetiva CESPE/CEBRASPE.

Afinal, de nada vale “passar, mas não levar”.

Por isso, seu foco, desde já, deve ser uma nota na objetiva (1ª fase) que seja bastante pra possibilitar a correção da sua prova escrita (2ª fase) e, mais que isso, manter viva a esperança de, até o fim do concurso, você ser chamado.

É o que eu chamo de NR (nota de referência).

Sem ela, você dificilmente conseguirá montar a sua estratégia de prova!

Para descobrir como se chega à NR, confira a matéria em que eu falo tudo sobre isso, clicando AQUI.

Você vai entender por que eu digo que a NR pra delegado da PF/2021 é 89.

 

4) Defina o seu perfil de ataque (tudo-ou-nada ou o calculista):

A nota de referência (NR) fará você enxergar o alvo.

Já o perfil de ataque (PA) será o caminho pra você alcançar o centro do alvo.

No CESPE/CEBRASPE, existem duas formas de fazer essa aproximação: adotando o perfil tudo-ou-nada ou sendo o calculista.

Enquanto que o tudo-ou-nada se preocupa em responder a todas as questões, o calculista sabe quando deixá-las em branco (são os seus coringas!).

A maioria por aí, encontrando o matemático Oswald de Souza que habita dentro de si, afirma que marcar todas as questões (tudo-ou-nada) é o único caminho numa prova CESPE/CEBRASPE.

Com todo respeito, eu não compro essa estória e você também não deveria.

Eles escondem de você os verdadeiros fatores que devem ser considerados ao definir seu perfil de ataque (PA).

Separei dois posts em que revelo tudo o que sei sobre o assunto. Descubra o seu perfil, clicando agora mesmo AQUI e AQUI.

Vai fazer sentido pra você o motivo de eu adotar o perfil calculista (baralho: 97a/7e/17b) na prova de delta federal em 2021.

 

5) No concurso, jogue com a sua estratégia, não com a sua saúde:

De nada adianta traçar uma estratégia de prova, pendurar na parede seu plano perfeito de estudos e morrer na praia por causa de burnout, ansiedade ou pânico.

Acredite, eu já passei por tudo isso nesses anos de caminhada. E não tenho vergonha de nada.

O assunto é sério e dele não escapa quase ninguém, desde o(a) concurseiro(a) iniciante até o mais experiente.

Sei que não é fácil, mas é possível dar a volta por cima (sou prova viva disso)! 

Aprenda a descansar e a encontrar equilíbrio nas coisas, como se sua aprovação dependesse disso (porque, na real, ela depende!).

Não superaqueça!

 

Dando atenção a essas 5 regras, eu garanto que você conseguirá encontrar o foco da sua visão de jogo na objetiva do CESPE/CEBRASPE.

Lembre-se: com a sua estratégia de prova objetiva em mãos, seu alvo se tornará nítido e, agora sim, você estará habilitado a atirar.

O próximo passo é treinar essa sua pontaria — tarefa que vai muito além de só fazer questões! Mas isso… bem, isso é tema pra um próximo papo — caso você tenha interesse, claro!

Bora mudar o jogo e passar nesse bendito concurso!

Vem que ainda tem muita coisa boa pela frente.

Fé na Missão!

 


Mostrar para amigos concurseiros

Gabriel opc

Website: